Processo Seletivo do Programa de Mentoria do Laboratório de Pensamento Político da Universidade Estadual de Campinas (PEPOL-Unicamp)

Enviado por pepol em

O Laboratório de Pensamento Político da Universidade Estadual de Campinas (PEPOL-Unicamp) selecionará 10 (dez) estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas para participar de seu Programa de Mentoria 2021/2022.

1. Objetivos e atividades:

1.1 O Programa de Mentoria visa acompanhar a fase final de formação de estudantes de graduação que desejem participar de processos seletivos de pós-graduação (Mestrado ou Doutorado) na área de Pensamento Político.

1.2 Os estudantes selecionados receberão, por um período de no mínimo seis meses e no máximo dois anos, o apoio e o acompanhamento de estudantes de pós-graduação e pesquisadores vinculados ao PEPOL-Unicamp. As atividades de mentoria serão supervisionadas pela coordenação do PEPOL-Unicamp.

1.3 As atividades de apoio e acompanhamento têm o objetivo de contribuir para uma melhor experiência universitária, o desenvolvimento acadêmico, a permanência e o sucesso acadêmico de estudantes pretos, pardos e indígenas.

1.4 As atividades consistem em: planejamento da carreira; atividades complementares de formação; planos de estudo; oficinas de escrita acadêmica; orientação para a elaboração de projetos de pesquisa; preparação para os processos seletivos; prospecção de oportunidades e bolsas de estudo,  etc.

1.5 Estudantes selecionados poderão participar das atividades acadêmicas do PEPOL-Unicamp – seminários metodológicos, reuniões de discussão de projetos, conferências, etc.

1.6 O apoio e acompanhamento próprio das atividades de mentoria, bem como a participação nas atividades acadêmicas do PEPOL-Unicamp poderão ocorrer virtualmente, mesmo após o retorno das atividades presenciais na Unicamp.

2. Inscrições:

2.1 Poderão participar do processo seletivo do Programa de Mentoria alunos pretos, pardos e indígenas, regularmente matriculados em cursos de graduação das áreas de Ciências Sociais, História e Filosofia de qualquer universidade brasileira, que tenham completado ao menos metade dos semestres necessários para a obtenção do título.

2.2 A inscrição ocorrerá mediante preenchimento do formulário eletrônico: https://forms.gle/Rn5yzTSb569aX9yi6

2.3 Na inscrição, candidatos deverão informar nome completo, curso de graduação e instituição de ensino superior à qual estão vinculados, histórico escolar, email e telefone para contato e carta de apresentação indicando o tema da pesquisa que gostaria de desenvolver.

3 Seleção

3.1 A seleção privilegiará critérios de paridade de gênero e regional.

3.2 O resultado da seleção será divulgado aos candidatos individualmente por email.

4. Cronograma

4.1 Inscrição de candidatos: de 26 de agosto a 27 de setembro 2021 (https://forms.gle/Rn5yzTSb569aX9yi6).

4.2 Divulgação de candidatos selecionados: 1º de outubro de 2021.

4.3 Apresentação do Programa a estudantes selecionados,  início das atividades e conferência inaugural: 8 de outubro de 2021.